Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nelson Barbosa diz que governo manterá alíquota de 4% do ICMS

    Nelson Barbosa diz que governo manterá alíquota de 4% do ICMS O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta sexta-feira, 23, que o governo pretende manter no âmbito da Resolução 72 os 4% como redução da alíquota interestadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para importados. O texto da Resolução 72, que se propõe a uniformizar a alíquota para acabar com a chamada "guerra dos portos", está em tramitação no Senado.

    "Nós propusemos 4% como redução da alíquota interestadual, alguns governadores pela ocasião da audiência concordaram com o mérito. Acho que neste debate nós temos uma concordância no mérito de que não devem ser dados incentivos às importações diferentes do que é dado para a Produção nacional", disse. Para Barbosa, no entanto, o que há é uma discussão sobre a forma.

    "Ou seja, qual o tempo de transição que se deve ter até chegarmos a 4%. Se fazemos isso para todos os produtos ou se fazemos imediatamente sobre aqueles produtos com competitividade mais afetada. Depois, então, executamos a transição para os outros mais gradualmente. É isso que estamos discutindo com os tais governos afetados pela medida. Mas nós mantemos os 4% como o índice de referência e queremos chegar a ele o mais rápido possível. É isso o que está em debate", disse o secretário-executivo do Ministério da Fazenda.

    O debate, de acordo com Barbosa, deve continuar na semana que vem. A expectativa é que a Resolução seja votada nas próximas semanas.

    Sobre questionamentos em relação à inconstitucionalidade da Resolução 72, Barbosa afirmou que a área jurídica do Ministério está segura de que é constitucional. Alega que por lei o Congresso pode legislar sobre as alíquotas interestaduais.

    Barbosa fez as declarações durante intervalo do seminário "Crescimento com Estabilidade - Novo Desenvolvimentismo no Brasil" organizado pela Escola de Economia São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV).

    Fonte: O Estado de São Paulo

    • Publicações1061
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações110
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nelson-barbosa-diz-que-governo-mantera-aliquota-de-4-do-icms/111934043

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)