Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reunião do Confaz define alterações na compensação do ICMS entre estados

    Reunião do Confaz define alterações na compensação do ICMS entre estados Apesar de alguns embates técnicos, a 145ª Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada nesta sexta-feira (30.03), em Cuiabá, foi marcada por consensos em muitos pontos relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

    O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos, afirmou que as discussões entre representantes dos estados e do Distrito Federal resultaram na aprovação de convênios a versarem sobre: novas regras de cobrança do ICMS pelo regime substituição tributária sobre operações com tintas, vernizes e outras mercadorias da indústria química; novas regras de cobrança do ICMS por substituição tributária sobre energia elétrica no Sistema Interligado Nacional; ampliação da redução de base de cálculo do ICMS nas vendas de aeronave e peças para manutenção; isenção do ICMS nas operações internas com medicamentos destinados ao tratamento de câncer; redução de base de cálculo nas operações com equipamentos industriais e implementos agrícolas; isenção do ICMS incidente nas operações com aparelhos ortopédicos e para fraturas utilizados na rede pública de saúde; isenção do ICMS incidente na aquisição de veículos a portadores de deficiência física não condutores, a partir de janeiro de 2013.

    Também foram aprovados Ajustes Sinief (Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais): instituição do Cupom Fiscal Eletrônico e novos prazos para cancelamento, carta de correção e registro da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

    Os secretários de Fazenda e respectivos assessores também discutiram a sistemática de cobrança do ICMS incidente sobre o comércio eletrônico. A maioria se posicionou favorável à proposta de emenda constitucional, em tramitação no Congresso Nacional, a qual prevê a repartição do ICMS entre o Estado de origem e o de destino das mercadorias. Pela regra atual, o imposto nesses casos fica integralmente com o Estado remetente.

    Também foram debatidas as mudanças nos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Em relação a essa questão, os estados vão demandar esforços junto ao Congresso Nacional para definir o processo de transição gradual, neutralizar as perdas de receitas, adequar e ampliar a base de partilha dos recursos.

    Outro assunto da reunião foi o ressarcimento às unidades federadas de perdas decorrentes da desoneração do ICMS das exportações de produtos primários e semielaborados e dos créditos que os estados concedem aos contribuintes nas aquisições de Bens do ativo imobilizado (Lei Kandir). Os estados continuarão a exigir da União a regulamentação do artigo 91 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que prevê a destinação aos estados e ao Distrito Federal do montante definido em lei complementar como forma de ressarcimento.

    Simples Nacional

    Os participantes do Confaz também demonstraram preocupação com o nível de Inadimplência do ICMS recolhido na forma do regime Simples Nacional (aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte), inclusive microempreendedores individuais.

    “Em Mato Grosso, o nível de Inadimplência é de 50%, em média, do total de contribuintes do Simples Nacional e microempreendedores. A situação não é diferente em muitos outros estados. Por isso, os estados vão cobrar da Secretaria da Receita Federal a elaboração de um programa nacional de fiscalização dos devedores, para um controle mais rigoroso“, destacou o secretário Adjunto da Receita Pública da Sefaz-MT, Marcel Souza de Cursi.

    O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participou da abertura do evento. A reunião foi presidida pelo secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto (representou o ministro da Fazenda, Guido Mantega), com a participação do subsecretário de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Eduardo Coutinho Guerra (representou o secretário da STN, Arno Augustin); do coordenador nacional do Confaz, Cláudio José Trinchão Santos; da procuradora da Fazenda Nacional, Valéria Saques; além de secretários de Fazenda e assessores de todas as unidades federadas.

    O Confaz é um órgão deliberativo instituído pela Lei Complementar nº 24/75, que objetiva promover ações necessárias à elaboração de políticas e harmonização de procedimentos e normas inerentes ao exercício da competência tributária dos estados e do Distrito Federal, bem como colaborar com o Conselho Monetário Nacional (CMN) na fixação da política da Dívida Pública interna e externa desses entes federativos e na orientação às instituições financeiras públicas estaduais.

    É constituído pelos secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação de cada Estado e Distrito Federal e pelo ministro da Fazenda. As reuniões ordinárias do Confaz são realizadas a cada três meses e contam também com a participação de representantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da SRF e da STN.

    A participação nas reuniões do Confaz é restrita aos representantes mencionados. A próxima reunião ordinária do Conselho será realizada em Alagoas, no mês de junho.

    Fonte: O Documento

    • Publicações1061
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações244
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reuniao-do-confaz-define-alteracoes-na-compensacao-do-icms-entre-estados/111933963

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)